Perguntas frequentes
O que é um laudo AVCB?
O laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) trata-se de uma documentação que comprova que um estabelecimento comercial ou edificação detém as condiçõe de segurança contra incêndio e pânico, conforme determinado na legislação, dimensionadas por meio da elaboração de projeto técnico simplificado (PTS) ou de Projeto Técnico (PT) devidamente confirmados através de vistoria do corpo de Bombeiros.
Como fazer o laudo AVCB?
Para fazer o laudo AVCB é necessário que o interessado monte um projeto de Segurança contra incêndios, e que o encaminhe para o Corpo de Bombeiros (CBPME) de seu respectivo município.
O corpo de bombeiros dará andamento ao processo, analisando a documentação do referido projeto, bem como fazendo a devida vistoria no local, a fim de averiguar se a edificação cumpre com as determinações estabelecidas pelas normas da legislação vigente, fornecendo segurança aos seus ocupantes.
Quem pode fazer laudo para AVCB?
Na maioria dos estados brasileiros, o laudo para AVCB pode ser feito por arquitetos, engenheiros de segurança do trabalho e engenheiro civil, estando estes profissionais autorizados a elaborar este tipo de projeto.
Entretanto, em alguns estados, é exigido do engenheiro civil e do arquiteto, uma especialização em engenharia de segurança do trabalho.
O que é renovação de AVCB?
A renovação do AVCB é um requisito fundamental para que estabelecimentos comerciais, edifícios, condomínios e outros possam funcionar dentro dos parâmetros legais estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.
E para renovar o autorização de vistoria do corpo de bombeiros, recomenda-se que o interessado contrate uma empresa especializada nesta área, para que os procedimentos possam ser realizados de maneira adequada.
Para solicitar a renovação do auto de vistoria do corpo de bombeiros, bem como para emitir a primeira via, o interessado pode entrar em contato com a empresa Bombeiros.com.br, a qual tem legitimidade para emitir o referido documento.
Além disso, na Bombeiros.com.br você também pode adquirir produtos de segurança, bem como fazer treinamentos e formação de brigada de incêndio.
Quanto cobrar por um AVCB?
O valor de um projeto de AVCB pode variar de acordo com as características da edificação, como por exemplo, tamanho da área construída, total de pavimentos e etc.
Na cidade de São Paulo, o valor de um Projeto Técnico Simplificado tem um custo médio de 800,00 R$ à 1.200,00 R$.
Já o Projeto Técnico tem um custo médio de mercado que pode variar de R $1.600,00 à R $5.000,00, dependendo ainda do tamanho e risco de incêndio da edificação.
O que é necessário para conseguir o AVCB?
Para se conseguir o AVCB é preciso que o interessado primeiramente desenvolva um projeto técnico que certifique as medidas tomadas, como por exemplo, colocar escadas e patamares com corrimão e guarda corpos, de acordo com as normas estabelecidas pelo Corpo de bombeiros.
Outros exemplos de medida são a instalação de portas corta fogo, pisos antiderrapante, iluminação de emergência (essa também deve ser instalada nos cômodos, a fim de clarear o ambiente), coluna de ventilação, portas com barra antipânico, sinalização de rota de fuga e acendimento automático em casos de falta de energia.
No caso dos condomínios, esse devem ainda instalar um sistema de proteção contra raios, o SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas).
Quando é exigido o AVCB?
O AVCB é um dos documentos exigidos para que condomínios residências, estabelecimentos comerciais e outros tipos de edificações possam funcionar em conformidade com a lei.
Portanto, deve o responsável pela edificação providenciar o projeto e solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros, a fim de obter o aval do mesmo.
Quem tem que tirar o AVCB?
O AVCB é obrigatório para edificações que possuam área construída que ultrapasse os 750m² e concentração de público superior a 250 pessoas. Além disso, em situações onde a edificação tenha mais de 12 metros de altura ou mais que 3 andares, a emissão do AVCB também se faz necessária.
O que deve conter em um projeto de combate a incêndio?
Um projeto de combate a incêndio deve especificar os equipamentos bem como sistemas de prevenção, contemplando os seguintes itens:
- Detecção, acionadores manuais e alarmes de incêndio;
- Alarme de funcionamento das bombas do sistema de hidratantes;
- Memorial descritivo do projeto, caderno de especificações e relação completa de materiais;
- Todos os equipamentos e instalações, deverão ser representados em plantas, sendo apresentados os respectivos memoriais descritivos, cadernos de especificações, encargos e planilhas de quantitativos.
Quem pode assinar um AVCB?
A assinatura do ART OU RRT deve ser realizada pelo responsável técnico, ou seja, engenheiro mecânico, engenheiro civil, arquiteto, engenheiro de segurança do trabalho e etc.
Quanto se cobra por uma art?
Cobrar o ART ou RRT é uma pratica ilegal, que não deve ser executada por profissionais da egenheiria e nem da arquiteruta. Este documento, consiste em nada mais do que um registro de responsabilidade do profissional sobre a obra ou projeto.