O colar cervical de espuma é um item médico recomendado para o tratamento de traumatismos da coluna, como por exemplo, artrite, torcicolos como também para a substituição do colar rígido.
Colar cervical para que serve?
Este colar serve para ser colocado em torno do pescoço, estabilizando assim a coluna e evitando o agravamento do trauma.
Veja também o post completo com todos colares cervicais.
Tipos de colar cervical e indicações
Existem dois tipos de colar cervical, o de espuma (ortopédico) e o de resgate, cada um deles com características e indicações diferentes.
Se tratando do colar cervical de espuma, ele é indicado para traumatismos como torcicolos e artrites, podendo facilitar a recuperação da pessoa quando utilizado corretamente.
Já o colar cervical de resgate, como o próprio nome sugere, é recomendado para o resgate de vítimas de acidentes, garantindo que a coluna da pessoa fique estabilizada no momento do transporte para o hospital, evitando a piora do quadro.
Quando é contra indicado o colar cervical?
Como já mencionado, o colar cervical pode ser um grande aliado na recuperação de um paciente que sofreu algum traumatismo na coluna. Entretanto, cabe assinalar que este equipamento é contra indicado em alguns casos.
Desse modo, antes da colocação deste equipamento, o especialista responsável deve averiguar se tem algum sangramento na região do pescoço do paciente ou se há algo encravado no lugar de por o colar.
Colar cervical de espuma para o tratamento de torcicolo?
O colar cervical de espuma é o tipo de colar indicado para o tratamento de traumas como torcicolo, artrite, pós-cirurgias dentre outros problemas na coluna.
Ele é um colar macio e bem mais confortável do que o colar de resgate, permitindo que a imobilização seja mais suave.
Como colocar o colar cervical de espuma?
Para a devida colocação deste colar você deve posicionar a curva central do colar embaixo do queixo. Após posicionar o colar sob o queixo, você deverá envolver todo o pescoço com a espuma, ajustando o fecho na extremidade.
Como pode se perceber a colocação do colar de espuma não é difícil, porém sua indicação deve ser feita por um especialista.
Tem que dormir com o colar cervical de espuma?
No caso do colar de espuma, não tem problema retirá-lo quando for dormir, devendo a pessoa se deitar de lado quando estiver sem o equipamento.
Porém, para evitar que o tratamento venha a ser prejudicado, é importante a avaliação do médico que indicou a utilização do colar, pois ele saberá se o paciente pode retirar o colar ou se tem que dormir com o mesmo..
Na empresa Bomberos.com.br você encontra (colar de resgate com espuma)
Colar cervical infantil com espuma
Este é um colar cervical de resgate que possui espuma tipo Etil Vinil Acetato (EVA) o que o torna mais confortável do que outros colares deste tipo, os quais não possuem espuma.
O colar cervical infantil com espuma foi desenvolvido com a finalidade de ser utilizado para resgate de pessoas acidentadas, garantindo maior segurança no transporte dos feridos.
E por ser feito em polietileno, denso este equipamento consegue conferir maior resistência e apoio para o pescoço da pessoa, prevenindo que a lesão venha a se agravar.
Ele ainda conta com aberturas anteriores e posteriores que facilitam procedimentos médicos tais como palpação do pulso da carótida e ventilação da nuca.
Colar cervical neonatal
O colar cervical neonatal é um equipamento médico de resgate utilizado para imobilização e estabilização da coluna de recém-nascidos que sofreram acidente.
Este produto conta com uma espuma especial do tipo EVA – Etil Vinil Acetato que dá mais conforto para o usuário.
Além disso, ele é fechado apenas por um velcro de 50mm, não possuindo botões de metal e material semelhante. Assim sua radiotransparência é garantida, o que facilita no momento da realização de exames.
Por fim este colar ainda tem aberturas na frente e atrás, que facilitam o acesso a traquéia como também a nuca do paciente, facilitando alguns procedimentos médicos.
Colar cervical resgate tamanho G
O colar cervical de resgate é um produto médico utilizado para o resgate de vítimas de acidentes, garantindo que a equipe de resgate remova a vítima com segurança, sem que a lesão seja agravada ao movimentar o corpo da pessoa.
O colar cervical tamanho G é feito de material polietileno virgem seguro e resistente.Além disso, ele conta com revestimento de espuma feito em Etil Vinil Acetato (EVA) que confere mais conforto ao que estiver usando.
Outra característica positiva deste equipamento refere-se a sua Rádio transparência. Ele é fechado por botões de plástico não possuindo botões de ferro, metal ou alumínio, o que permite que o paciente faça exames sem precisar retirá-lo.
Colar cervical resgate tamanho M
O colar cervical resgate tamanho M foi desenvolvido com a finalidade de ser usado em pessoas acidentadas, conferindo maior segurança para que o deslocamento até o hospital possa ser feito de forma segura, prevenindo o agravamento do trauma.
Este equipamento é confeccionado em polietileno de alta densidade, o que garante sua resistência e durabilidade. Ele ainda conta com revestimento de espuma do tipo Etil Vinil Acetato (EVA) dando maior conforto e apoio ao usuário.
Além disso, ele possui aberturas frontais e posteriores que facilitam o acesso à traqueia do paciente e a ventilação da nuca do mesmo.
Assim o colar cervical de resgate de resgate tamanho M consiste em um equipamento resistente, confortável e prático.
Colar cervical resgate tamanho P
Este equipamento de resgate foi feito para ser colocado em pessoas que sofreram alguma lesão traumática na cabeça ou no pescoço devido algum acidente.
Ele conta uma abertura frontal e outra posterior que facilitam procedimentos de traqueostomia com também ventilação da nuca. E para aumentar o conforto do usuário ele possui um revestimento de espuma em EVA.
Além disso seus botões são feitos de material plástico o que garante a radio transparência deste equipamento.
Colar cervical resgate tamanho PP
O colar cervical de resgate tamanho PP é um equipamento utilizado para o resgate de vítimas de acidentes, tendo como finalidade a imobilização e estabilização da coluna, para o deslocamento seguro do paciente até o hospital.
Este produto é feito de material resistente e durável, o polietileno de alta densidade. Além de resistente, ele é confortável, pois possui revestimento de espuma EVA que dá mais conforto e apoio para o pescoço.
Além de resistência e conforto, este equipamento garante praticidade pois conta com aberturas frontais e posteriores as quais facilitam procedimentos médicos como traqueostomia e palpação.
Com a utilização correta deste produto as chances de agravamento das lesões são menores, o que torna o deslocamento da vítima mais seguro.