O colar cervical é um equipamento de saúde, colocado em torno do pescoço por recomendação médica, em casos onde há algum traumatismo na região da coluna como também em resgates e atendimentos pré-hospitalares.
Colar cervical para que serve
De modo geral, a principal função deste item é de estabilizar a região traumatizada, mantendo a postura do pescoço, facilitando assim a recuperação do indivíduo.
Tipos de colar cervical e indicações
Existem mais de um tipo de colar cervical e eles são utilizados conforme o tipo de trauma sofrido pelo indivíduo.
Desse modo, quando um médico especialista constata a necessidade da utilização deste tipo de equipamento devido algum traumatismo como artrites e torcicolos, o colar ortopédico é o recomendado.
Por outro lado, quando é necessária a estabilização da região do pescoço de uma pessoa que sofreu algum acidente, o colar cervical de resgate é o equipamento adequado a ser utilizado.
Quando é contra indicado o colar cervical?
Assim como qualquer tipo de equipamento de saúde, o colar cervical só deve ser colocado após a avaliação de um especialista, o qual irá identificar se é ou não viável a utilização do mesmo.
Assim, existem situações em que a utilização deste item é contraindicada, como nos casos onde há algo encravado na região de colocação do colar ou ainda quando há ferimento com muito sangramento.
Colar cervical para o tratamento de torcicolo
O torcicolo na região do pescoço é uma condição que causa muita dor, limitando a movimentação e gerando muito desconforto.
Para o tratamento desta condição, o colar cervical é uma ótima alternativa, pois permite o relaxamento muscular através da estabilização do pescoço.
Como colocar o colar cervical?
Para se colocar o colar, é preciso tomar alguns cuidados, para que o mesmo não venha a piorar a lesão, prejudicando a recuperação.
Primeiramente, deve-se verificar se o colar está bem justo, sem, entretanto, apertar o pescoço. Caso perceba que está com dificuldade para respirar, significa que o equipamento está muito apertado, devendo ser afrouxado.
Se após ajustar o equipamento, perceber que o contato do colar com a pele está gerando algum tipo de irritação, você pode estar colocando um pouco de algodão entre o colar e a pele, o que irá diminuir o desconforto.
Por último, salientamos que para colocar o colar seu queixo deverá ficar paralelo ao chão e seu olhar deve ficar direcionado para a frente.
Tem que dormir com o colar cervical?
Geralmente não há problemas em retirar o equipamento para dormir, podendo deitar de lado.
Entretanto, como já mencionado, o colar deve ser recomendado por um profissional, portanto,se você pensa em retirá-lo antes de dormir, recomenda-se consultar o profissional o qual recomendou o uso do equipamento, a fim de que sua retirada não venha a prejudicar a recuperação.
Colar cervical de resgate
O colar cervical de resgate é um tipo de equipamento médico recomendado para pessoas que sofreram alguma lesão traumática na cabeça ou no pescoço.
Para que serve o colar cervical em acidentes?
A função deste colar é a de imobilizar um paciente que tenha sofrido algum trauma, reduzindo as chances de um agravamento da lesão. Desse modo, no momento de transportar o paciente, este equipamento impede que articulações da cervical fiquem em posição neutra, impedindo que um trauma afete a coluna.
Na empresa Bomberos.com.br você encontra:
Colar Cervical Ambu® Perfit Ace Regulável 16 Posições
O colar cervical de imobilização é um importante item médico, fundamental para o tratamento de lesões e traumas na coluna.
Este produto, foi feito com a finalidade de manter o alinhamento da coluna prevenindo a ocorrência de desvio lateral, bem como flexão anterior e posterior além da extensão da espinha cervical no momento de transportar o paciente para um hospital.
Além disso, tem o diferencial de ser o único que, com apenas uma única peça ajustável na altura, possui 16 posições para ajuste personalizado em uma faixa de 4 ajustes padrões para adultos, o que substitui 4 medidas padrão de colar cervical para essa faixa etária.
Este colete conta ainda com apoio de queixo dobrável, o qual torna os procedimentos de intubação mais fácil de serem realizados. Seu material é translúcido, e ideal para exames como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Por fim, o Colar Cervical Ambu® Perfit Ace Regulável possui abertura anterior para a realização de procedimentos de traqueostomia e cricotirotomia, além de uma abertura posterior por onde é feita drenagem de fluidos como também a visualização da região da nuca.
Colar Cervical Ambu Infantil de 12 posições
Este é um colar cervical infantil que tem a função de imobilizar o paciente durante a transporte ao decorrer da rotina de cuidado do mesmo, mantendo o alinhamento neutral e prevenindo traumas como desvio lateral e flexão anterior/ posterior.
Este equipamento é uma peça ajustável com 12 posições, que possibilita ajuste personalizado dentro da faixa de 2 ajustes padrões, substituindo assim, 2 medidas padrão de colar cervical infantil.
Assim como outros coletes desta marca, o Ambu Perfit Ace conta ainda com apoio de queixo dobrável, o que o torna muito prático. Este acessório do colar facilita a realização de procedimentos como intubação, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Outra característica importante deste colar são suas aberturas anterior e posterior, que facilitam o manejo clínico na realização de procedimentos como traqueostomia e drenagem de fluídos.
Colar cervical infantil
Este modelo de colete cervical infantil é destinado ao resgate de vítimas que sofreram algum trauma por acidente, tendo a função de imobilizar a coluna durante o transporte do paciente, evitando o agravamento da lesão.
O colar cervical infantil (modelo 963964) é feito em polietileno, denso, e com uma espessuras em torno de 1,5mm, conferindo boa resistência e apoio ao pescoço do usuário.
Além disso, este colar possui duas aberturas, uma anterior e outra posterior, as quais permitem,respectivamente, a palpação do pulso carotídeo e acesso a traquéia, além de palpação e ventilação da nuca.
É um equipamento muito eficaz e prático, o qual protege a coluna de traumas mais graves e irreversíveis.
Colar cervical neonatal
O colar cervical neonatal é um item muito importante para o resgate de recém nascidos vítimas de acidentes, conferindo segurança no momento de sua remoção, evitando assim o agravamento de alguma lesão.
É importante destacar ainda que, assim como qualquer tipo de colar de resgate, este também deve ser colocado por um especialista, a fim de evitar o Traumatismo Raqui Medular – TRM.
O colocar neonatal (modelo 963354) tem como uma de suas qualidades alta durabilidade, a qual é garantida pelo polietileno, material resistente do qual este colar é feito.
Ele ainda tem como atributo a versatilidade, pois conta com abertura anterior que possibilita procedimento de traqueostomia como também palpação do pulso carotídeo.
Possui também abertura posterior, que ajuda na ventilação da região da nuca e permite palpação.
Por fim, este colar ainda permite a rádio transparência, pois não possui botões de metal, ou materiais do tipo, sendo fechado por um resistente velcro de 50mm.
Colar cervical resgate tamanho G
O colar cervical de resgate é um item imprescindível para o resgate de pessoas acidentadas, conferindo mais segurança no momento do transporte da vítima.
O colar tamanho G (modelo 933963) é um equipamento de boa qualidade muito versátil. Por ser confeccionado em polietileno virgem de alta densidade, este produto é muito resistente e seguro.
Ele conta com aberturas frontais e posteriores, as quais dão mais versatilidade no manejo com a vítima. Assim, sua abertura anterior permite que seja feita análise do pulso carotídeo e a posterior possibilita palpação e ventilação da nuca.
Por tanto, o colar cervical resgate tamanho G é um item de saúde indicado para imobilização de pessoas acidentadas, oferecendo segurança no momento de seu transporte até o hospital.
Colar cervical resgate tamanho M

COLAR CERVICAL RESGATE M
O colar cervical resgate tamanho M (962524) é um equipamento de saúde destinado a imobilização de pessoas acidentadas, a fim de que seu deslocamento até o hospital seja feito de forma segura, evitando o agravamento do trauma.
Ele é confeccionado em polietileno, o que garante sua resistência e segurança. Além de resistente, este equipamento é altamente versátil, visto que conta com duas aberturas, uma anterior e outra posterior, que facilitam o trabalho do profissional responsável pelo paciente.
Através de sua abertura frontal é possível que se faça a análise do pulso carotídeo e também procedimentos de traqueostomia, de modo mais prático.
Já sua abertura posterior permite a ventilação da nuca como também verificação da presença de fluidos.
Portanto, o colar de resgate tamanho M dá maior segurança para o transporte das vítimas, facilita o trabalho da equipe médica aumentando as chances de recuperação do paciente.
Colar cervical resgate tamanho P
Este é um equipamento desenvolvido para tornar o resgate de pessoas que sofreram algum tipo de trauma, impedindo que a remoção da vítima possa causar maiores danos.
O colar de resgate tamanho P modelo 962523 possui aberturas na frente e atrás a fim de facilitar procedimentos médicos como verificação do pulso carotídeo como também palpação de ventilação da nuca.
Isso o torna um equipamento muito eficaz, que pode fazer a diferença na recuperação do paciente.
Colar cervical resgate tamanho PP
O colar cervical resgate tamanho PP é um importante equipamento médico de resgate, o qual torna o transporte do paciente até o hospital mais seguro, haja vista que estabiliza a coluna, evitando o agravamento do trauma.
Este equipamento é feito em polietileno de alta densidade, o que confere mais firmeza e segurança.
Com este colar o trabalho da equipe médica é facilitado, pois suas duas aberturas, anterior e posterior, tornam a realização de alguns procedimentos bem mais prática.
Por exemplo, através da abertura frontal, torna-se mais fácil a realização de procedimentos como a traqueostomia.
Enquanto isso, na parte posterior, a abertura facilita a ventilação da nuca da vítima bem como a palpação da mesma.