TELEVENDAS
(11) 2203-2220

Tipos de extintores

Tipos de extintores

veja aqui todos os tipos de extintores

Os incêndios acontecem quando combustão de algum material ou substância inflamável fica fora de controle, se alastrando de modo que  a segurança de pessoas, animais e bens materiais esteja em risco.

Suas causas podem ser as mais variadas, desde  falhas  na instalação elétrica de algum edifício, a incêndio doméstico causado pela combustão de gordura e outras substâncias.

Assim os incêndios além de serem altamente perigosos, possuem causas e características específicas, sendo necessária a utilização de agente extintor adequado para extinção de cada ocorrência.

Dessa forma, é fundamental que se conheça os tipos de extintores existentes, suas características e indicações.

Por isso, neste artigo falaremos um pouco sobre os tipos de extintores que temos em nosso estoque, a fim de que você possa saber qual destes irá melhor te atender.

Água (H20)

Este tipo de extintor é indicado para ocorrências de incêndio tipo A, causados pela queima de materiais como madeira, plástico, papel e etc, sendo seu agente extintor a água pressurizada.

O mecanismo de extinção deste produto é o resfriamento, que ocorre quando a água entra em contato com as chamas.

Cabe assinalar que este agente não é recomendado para outros tipos de incêndio, principalmente os que envolvam eletricidade, podendo colocar em risco a vida do operador e de quem estiver perto.

Gás Carbônico (CO2)

Com este extintor é possível controlar incêndios causados pela combustão de líquidos inflamáveis como gasolina, álcool dentre outros (Incêndios de classe B).

Eles são eficazes ainda no combate a incêndios que envolvam eletricidade, de forma segura (incêndios de classe C).

Para isso, este agente atua através do abafamento do fogo em um primeiro momento, e logo após do resfriamento, extinguindo a chama completamente.

Pó Químico B/C

O pó químico BC é um agente extintor que atua contra as chamas por meio de reações químicas, sendo indicado para o combate de incêndios de classe B e C

Pó Químico A/B/C

Aqui temos o tipo de extintor mais eficaz dentre os demais que comercializamos, pois ele é o único capaz de extinguir incêndios do tipo A, B e C, atuando contra as chamas por meio de reações químicas e abafamentos.

Além disso, este produto é considerado um dos mais seguros, pois seu componente químico é o monofosfato de amônia, substância que não é prejudicial à saúde humana e ambiental.

Espuma Mecânica

O extintor de espuma mecânica é recomendado para incêndios de classe A e B, sendo estritamente proibido para queima de tipo C.

Este agente é feito a base de água além de uma substância similar a detergente concentrado. Além disso, seu mecanismo de extinção se dá pela formação de uma película que cobre o fogo, abafando e resfriando as chamas.

Extintor classe D

Esse tipo de extintor é constituído por cloreto de sódio (NaCl) o qual age sobre o fogo por meio de resfriamento, extinguindo as chamas rapidamente.

Ele é recomendado para incêndios causados por metais pirofóricos como Zinco, urânio, lítio e outros (incêndio de classe D)

Extintor classe K

Por último, temos os extintores classe K, eficazes para o combate a  incêndios provocados pela queima de óleo de cozinha e gorduras (incêndio de classe K).

O agente extintor deste equipamento é o acetato de potássio diluído em água. Ele reage com gordura saturada, gerando uma espuma capaz de abafar as chamas reduzindo o vapor.

Portanto, existem mais de um tipo de agente extintor, sendo que cada um deles é indicado pela extinção de determinada classe de incêndio.

Resumindo as Classes de Incêndios

Classe A: Sinalizado por um triângulo verde. Incêndios em sólidos (madeira, papel,borracha e plástico)

Classe B: Sinalizado por um quadrado vermelho. Incêndios em líquidos inflamáveis.

Classe C: Sinalizado por um círculo azul. Incêndios em equipamentos elétricos.

Classe D: Sinalizado por uma estrela amarela. Incêndios em metais pirofóricos (Pó de zinco, sódio, magnésio, alumínio)

Classe k: Sinalizado por um quadrado preto. Incêndios em óleos e gorduras. Utilizado em cozinhas industriais.

Como podemos ver existe um equipamento apropriado, com um agente extintor adequado para cada classe de incêndio.
Essas recomendações devem ser seguidas para evitar riscos nas edificações, danos às pessoas, e o alastramento do incêndio de forma incontrolável.

Sabendo da importância do uso correto dos extintores, você não acha que seria melhor se todos nós entendêssemos como utilizá-los?
Se você gostou dessas informações e acha que foi relevante conhecer um pouco mais sobre os tipos de extintores, compartilhe para que mais pessoas estejam seguras.

EXTINTORES PÓ ABC 4 KG 2 A 20 BC

EXTINTORES PÓ ABC 4 KG 2 A / 20 BC

EXTINTORES PÓ ABC 4 KG 2 A / 20 BC

 

Os extintores pó ABC 4 Kg 2 A / 20 BC  é um dos tipos de extintores comercializados pela Bombeiros.com.

Este equipamento é eficiente para o controle de  princípios de incêndio de classes A (Papel, madeira e etc), B (Gasolina e outros líquidos inflamáveis), C (Equipamentos Elétricos).

É o extintor mais eficiente, pois combate mais de um tipo de incêndio, como eficácia e segurança.

É um produto resistente, sua pintura é feita através de processo eletrostático, não se desgastando facilmente.

Ele muito seguro que sua fabricação é feita conforme as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, em chapa de aço carbono resistente.

Qualidades

  • Extintor seguro;
  • Eficaz contra 3 tipos de queima;
  • Prático e portátil;
  • Prático de acessar e usar.

Extintores Sobre Rodas Pó ABC 20 KG 10 A 80 BC

Extintores Sobre Rodas Pó ABC 20 KG 10A 80BC

Extintores Sobre Rodas Pó ABC 20 KG 10A 80BC

 

Os extintores sobre rodas Pó ABC 20 KG 10 A 80 BC são capazes de extinguir incêndios de grande proporção com eficácia e segurança.

Ele é um extintor polivalente, eficaz contra incêndios do tipo A (provocados pela queima de sólidos), B (queima de líquido inflamável)  e C (equipamento elétrico). E ainda conta com rodas que facilitam o transporte.

Além disso, aqui temos um extintor que possui descarga de longo alcance, permitindo que o operador não precise se aproximar demasiadamente do fogo para extingui-lo.

Qualidades

  • Extintor polivalente, eficaz no combate de chamas A, B e C;
  • Conta com rodas para o transporte
  • Alta vazão de descarga;
  • Prático de se utilizar; ;
  • Este produto é fabricado conforme às normas da ABNT bem como NBR.

EXTINTOR ABC 6KG 4A 40 BC

EXTINTOR PÓ ABC 6 KG - 4-A 40-BC

EXTINTOR PÓ ABC 6 KG – 4-A 40-BC

 

O Extintor ABC 6 KG 4A 40BC é um equipamento de qualidade e boa  resistência, sua pintura é feita por meio de processo eletrostático garantido que não venha a se desgastar facilmente

Se tratando do combate às chamas, é um equipamento muito eficiente, visto que combate incêndios do tipo A, causados pela queima de materiais sólidos, B oriundos da queima de líquidos inflamáveis e C de material elétrico.

Além disso, ele possui uma pressão de trabalho de 10,5 Kgf/cm2 o que garante rapidez no combate ao princípio de incêndio.

O agente deste extintor é o pó químico ABC, feito a base do monofosfato de amônia.

Pontos positivos

  • Sua fabricação atende as determinações estabelecidas pela ABNT;
  • Prático de se acionar e usar ;
  • Sua descarga é rápida, devido a alta vazão;
  • Produto  leve e fácil de transportar;
  • Produto eficaz;
  • Agilidade no combate às chamas.