TELEVENDAS
(11) 2203-2220

it bombeiros

Instruções Técnicas

it Instruções Técnicas bombeiros

O que é It bombeiro?

As Instruções Técnicas dos Bombeiros – IT’s consistem em normas elaboradas pelo Corpo de Bombeiro juntamente com a Polícia Militar e contém informações e procedimentos necessários para a segurança contra incêndio. Além disso, existem mais de it e cada uma delas diz respeito a um assunto diferente, entretanto todas devem ser consideradas importantes, visto que se aplicam a qualquer estabelecimento.

Qual It fala sobre AVCB?

De acordo com esta it o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) precisa ser emitido após a  aprovação do processo de vistoria da edificação ou área de risco. E em caso de reprovação da vistoria é permitida uma única solicitação de retorno conforme os  termos da IT 01 – Procedimentos administrativos.

Qual a instrução técnica que trata sobre o plano de emergência no Estado de São Paulo?

A instrução técnica que trata sobre o plano de emergência no estado de São paulo é a IT16-instrução técnica nº 16, a qual se aplica  às edificações e áreas de risco onde é exigido  o Plano de Emergência contra Incêndio, em conformidade com o Decreto Estadual nº 56.819/11 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.

Qual instrução técnica estabelece critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de extintores de incêndio?

Trata-se da instrução técnica nº 21/2018 a qual se aplica a todas as edificações e áreas de risco, com exceção de uso residencial unifamiliar. Para obter mais informações e esclarecimentos, consultar as seguintes normas:

  • NBR 12693 – Sistema de proteção por extintores de incêndio;
  • NBR 12962 – Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio;
  • NBR 13485 – Manutenção de terceiro nível (vistorias em extintores de incêndio);
  • NBR 15808 – Extintores de incêndio portáteis;
  • NBR 15809 – Extintores de incêndio sobre rodas.

Qual Instrução Técnica do Estado de São Paulo trata da brigada de incêndio?

A instrução técnica do estado de São Paulo que trata da brigada de incêndio é a instrução técnica (it) nº 17/2014, elaborada pelo corpo de bombeiros do estado de São Paulo juntamente com a Polícia Militar do referido estado. Esta it aplica-se a todas as edificações e também às áreas de risco, conforme determina o Decreto Estadual nº 56.819/11.

O que é Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros Militar IT CBM?

Consiste na instrução técnica (it) nº 01/2019 a qual se refere aos processos de segurança contra incêndio adotados no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP). Cabe salientar ainda que de acordo com essa it,  para que haja a aplicação da medida de segurança Saídas de emergência é aceita uma única norma ou lei, exceto quando constar em texto normativo.

Quais as it do Corpo de Bombeiros SP?

As instruções técnicas do corpo de bombeiros de SP são as seguintes:

  • Instrução Técnica nº 11 – Saídas de emergência;
  • Instrução Técnica nº 17, Parte 1 – Brigada de incêndio e Parte 2 – Bombeiro civil;
  • Instrução Técnica nº 42 – Projeto Técnico Simplificado (PTS).

Qual IT da brigada de incêndio?

A instrução técnica referente a brigada de incêndio consiste na it nº 17/2019 a qual tem por objetivo operacionalizar o estabelecimento de condições mínimas de composição, constituição, implementação, capacitação e atualização da brigada de incêndio , a fim de que essa possa  atuar junto às edificações bem como das áreas de risco do estado de São Paulo. Esta it versa ainda sobre a  prevenção e o combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, onde o objetivo, em caso de sinistro, consiste em proteger a vida e o patrimônio, reduzindo assim os danos ao meio ambiente, até a chegada de ajuda especializada, momento em que poderá atuar no apoio.

Quem compõe a brigada de incêndio?

A brigada de incêndio é composta por  um conjunto de funcionários da empresa, os quais se voluntariam a  participar das atividades organizadas pela empresa, que envolvam combate a incêndio. Dessa forma, este grupo passa a ser responsável pela organização da evacuação do edifício em caso de incêndio bem como de outros acidentes e são responsáveis ainda por ações preventivas que envolvem a checagem de extintores, as saídas de emergência e etc.

Quem pode montar uma brigada?

O processo de seleção de candidatos para uma brigada deve levar em consideração a maior quantidade de critérios possíveis, sendo alguns deles;

  • Ficar na edificação durante seu turno de trabalho;
  • Estar em boa condição física e boa saúde;
  • Possuir bom conhecimento das instalações;
  • ter mais do que 18 anos de idade;
  • Ser alfabetizado.

Como montar uma brigada de incêndio dentro de uma empresa?

Para se montar uma brigada de incêndio dentro de uma empresa, deve-se antes de mais nada  definir o grau de risco de incêndio, conforme as determinações do anexo C da NBR 14276:2006 ou a NBR 12693:2010. No  anexo C encontra-se a definição dos valores referentes à carga de incêndios dos edifícios ou zonas de risco, levando-se em consideração  a classe de ocupação.

Além do mais, o grau de risco de uma empresa é definido com base no  nível de perigo, bem como dos eventuais prejuízos oriundos de um incêndio. Em relação a estes riscos, são levados em consideração os seguintes:

  • risco de perdas humanas;
  • prejuízos ambientais;
  • prejuízos materiais;
  • prejuízos de natureza econômica.

Não obstante a NR 14276, classifica os riscos da seguinte forma:

  • risco alto: edificação com carga de incêndio superior a 1.200 MJ/m2;
  • risco médio: edificação com carga de incêndio entre 300 e 1.200 MJ/m2;
  • risco baixo: edificação  com carga de incêndio até 300 MJ/m2.

Como escolher brigadista?

Para a escolha dos brigadistas, cada empresa  poderá estabelecer seus critérios conforme achar adequado. Entretanto, é muito comum que esta escolha seja feita pelo o empregador, juntamente com o setor de segurança pública e também pelos líderes da empresa, os quais irão indicar o conjunto de funcionários que irão compor a brigada de incêndio.

Leia mais sobre instruções tecnicas