TELEVENDAS
(11) 2203-2220

Caixa de hidrante

Caixa de hidrante

Caixa de hidrante

Na maioria das vezes os transeuntes não percebem a sua presença, mas a caixa para hidrante é um aparelho de segurança obrigatório de extrema importância para edificações que contenham um alto fluxo de pessoas.

A caixa de hidrante possui a cor vermelha e está sempre próxima a placas de sinalização. Existem vários tipos de caixa e elas precisam ser posicionadas e usadas de acordo com a localização do hidrante.

A seguir separamos algumas perguntas e respostas para que você possa entender melhor como funciona, quais itens encontrados dentro de uma caixa de hidrante e outras informações importantes.

O que deve ter dentro de uma caixa de hidrante?

A caixa para hidrante deve ter o tamanho suficiente para acomodar o hidrante, esguicho, chave para mangueira e mangueiras de incêndio.

Qual a altura da caixa de hidrante?

De acordo com as normas técnicas, a caixa para hidrante é um item de segurança obrigatório nas edificações. Suas dimensões precisam ter de 75cm à 90cm de altura e entre 45cm e 120cm de largura.

O tamanho varia muito conforme o tamanho do hidrante e da mangueira que estão acomodados em seu interior.

O que é caixa de recalque?

Faz parte do sistema de hidrantes e geralmente fica na frente das edificações. O seu objetivo é garantir que todos os hidrantes no interior da construção sejam supridos com água pressurizada que será usada em casos de emergência.

Como deve ficar a caixa para guardar a mangueira de incêndio?

Deve ser fechada para proteger a mangueira, nunca lacrada ou travada.

Qual é a importância de ter uma caixa para hidrante adequada?

A caixa ajuda a proteger e localizar com maior facilidade os hidrantes. É por esse motivo que a localização dela precisa estar bem sinalizada e posicionada de forma correta de modo que não seja cercada por outros elementos.

O que é necessário para se instalar uma caixa de hidrante?

Para se instalar uma caixa para hidrante é necessário consultar um engenheiro para que este projete seu sistema e a melhor localização para o item, lembrando que a caixa não pode ser instalada em frente à escadas, passagens de entrada ou saída e rampas.

Quais são os modelos de Caixa de Hidrante?

Abrigo de embutir

Indicado para lugares que tenham pouco espaço para circulação. Já que são embutidos na parede, possibilitam economia de espaço e estão dentro das normas oficiais.
Abrigo de sobrepor

Desde que não atrapalhe a circulação das pessoas, esse tipo de caixa pode ser posicionado em qualquer lugar.

Ele fica externo à parede e é uma excelente opção para instalações em todos os tipos de edificações: comerciais, residenciais e industriais.

Abrigo para hidrante duplo

Como o próprio nome diz, esse tipo de caixa abriga dois hidrante e mangueiras de incêndio, por isso as suas proporções são maiores. Mas, ele também pode ser fabricado conforme os modelos de sobrepor ou embutir.

Qual é a norma brasileira que estabelece as condições mínimas para dimensionamento, instalação, manutenção e manuseio do sistema de hidrantes e de mangotinhos?

Para operar um sistema de hidrante e mangotinhos, a composição da Brigada de Incêndio deve respeitar as normas da NBR 14276.

Como podemos perceber a caixa de hidrante é fundamental para a prevenção de riscos de incêndio. é um item obrigatório em edifícios, industriais, edifícios residenciais e comerciais;

Por se tratar de um equipamento de segurança, ele deve ter uma atenção redobrada na sua manutenção.

É sempre importante observar o tipo e o tamanho da mangueira. Em caso de incêndio a mangueira deve ser capaz de atender todos os cômodos do local.

Se essas informações foram relevantes para você, não deixe de compartilhar.