Hidrante de Recalque

Hidrante de Recalque saiba mais

Em um projeto de segurança contra incêndios existe uma peça essencial que está presente seja em edificações comerciais, residenciais, hospitalares e industriais: O Hidrante.

O hidrante é formado por um reservatório de água com uma canalização fixa resistente ao calor, contém válvulas, mangueiras de incêndio e tampões, e é um instrumento que precisa estar em pleno funcionamento para um efetivo desempenho do sistema de combate a incêndio.

Existem diversos modelos de hidrantes, cada um com suas especificidades. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o Hidrante de Recalque.

Para tirar algumas dúvidas gerais sobre o assunto é só continuar a leitura desse post.

Hidrante de Recalque

O Hidrante de Recalque é instalado em calçadas ou colunas, portanto, nas áreas externas das edificações sendo um aparelho essencial para que o Corpo de Bombeiros possa combater incêndios com maior segurança e efetividade.

Então, a principal função de um hidrante de recalque é abastecer a reserva Técnica de Incêndio das edificações porque ela será acionada em caso de esgotamento da água durante o combate às chamas.

É importante, então, que as válvulas que compõem o aparelho sejam instaladas de maneira que a água possa fluir nos dois sentidos.

Lembrando também que o posicionamento do hidrante de recalque não pode ser em locais de passagem ou em estacionamentos.

Vamos entender mais sobre o assunto através de algumas dúvidas frequentes?

Dúvidas Frequentes

O que é um sistema hidrante?

É um sistema fundamental para combate a incêndios composto por um reservatório de água que está conectado a saídas com válvulas que ajustam o fluxo de água. É constituído também por outros acessórios como tampões, mangueiras de incêndio e adaptadores,

Qual é a função do hidrante?

As principais funções de um hidrante são: combate ao fogo, proteção de vidas e do patrimônio. Precisam estar sempre conectados às tubulações de água e instalados de forma que permita o acoplamento de bombas e mangueiras para o combate contra as chamas.

O que é registro de Recalque?

É um registro de paragem que fica em uma caixa instalada abaixo do nível do solo. Assim, ele não compromete a locomoção das pessoas pelas calçadas e garante o suprimento de água pressurizada necessário para o combater os incêndios.

Quais os benefícios do Registro de Recalque?

O Registro de Recalque garante o fornecimento da água pressurizada, não compromete a passagem dos pedestres e nem mesmo a fachadas das edificações já que fica instalado abaixo do nível do solo, ou seja, são posicionados em locais planejados sempre com o intuito de facilitar o combate às chamas e proteger as edificações e pessoas.

O que é uma reserva Técnica de incêndio?

Reserva Técnica de incêndio ou RTI precisa ter, ao menos, 20% de volume de água de todo o consumo diário do local. É a primeira ação que precisa ser realizada para combater o fogo. Após esse procedimento, os bombeiros conseguem bombear a água para conter as chamas através do hidrante de recalque.

Quem regulamenta esses procedimentos de combate a incêndios?

É a Norma Regulamentadora nº 23 – NR 23. Ela determina também: Instalação de saída de emergência, quais equipamentos devem ser adquiridos para o combate ao fogo e orienta sobre a realização de treinamentos de prevenção e combate.

Agora que você conheceu um pouco sobre o funcionamento do sistema de hidrantes e do hidrante de recalque percebeu a importância desse equipamento para o controle e extinção de incêndios, certo?

Ele é fundamental para a proteção das edificações e segurança das pessoas também.
Se você achou esse post relevante, compartilhe com outras pessoas para que elas também entendam a importância dos hidrantes em um projeto de segurança contra incêndios.