TELEVENDAS
(11) 2203-2220

Hidrante de Recalque

Hidrante de Recalque

Hidrante de Recalque saiba mais

Em um projeto de segurança contra incêndios existe uma peça essencial que está presente seja em edificações comerciais, residenciais, hospitalares e industriais: O Hidrante.

O hidrante é formado por um reservatório de água com uma canalização fixa resistente ao calor, contém válvulas, mangueiras de incêndio e tampões, e é um instrumento que precisa estar em pleno funcionamento para um efetivo desempenho do sistema de combate a incêndio.

Existem diversos modelos de hidrantes, cada um com suas especificidades. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o Hidrante de Recalque.

Para tirar algumas dúvidas gerais sobre o assunto é só continuar a leitura desse post.

Hidrante de Recalque

O Hidrante de Recalque é instalado em calçadas ou colunas, portanto, nas áreas externas das edificações sendo um aparelho essencial para que o Corpo de Bombeiros possa combater incêndios com maior segurança e efetividade.

Então, a principal função de um hidrante de recalque é abastecer a reserva Técnica de Incêndio das edificações porque ela será acionada em caso de esgotamento da água durante o combate às chamas.

É importante, então, que as válvulas que compõem o aparelho sejam instaladas de maneira que a água possa fluir nos dois sentidos.

Lembrando também que o posicionamento do hidrante de recalque não pode ser em locais de passagem ou em estacionamentos.

Vamos entender mais sobre o assunto através de algumas dúvidas frequentes?

Dúvidas Frequentes

O que é um sistema hidrante?

É um sistema fundamental para combate a incêndios composto por um reservatório de água que está conectado a saídas com válvulas que ajustam o fluxo de água. É constituído também por outros acessórios como tampões, mangueiras de incêndio e adaptadores,

Qual é a função do hidrante?

As principais funções de um hidrante são: combate ao fogo, proteção de vidas e do patrimônio. Precisam estar sempre conectados às tubulações de água e instalados de forma que permita o acoplamento de bombas e mangueiras para o combate contra as chamas.

O que é registro de Recalque?

É um registro de paragem que fica em uma caixa instalada abaixo do nível do solo. Assim, ele não compromete a locomoção das pessoas pelas calçadas e garante o suprimento de água pressurizada necessário para o combater os incêndios.

Quais os benefícios do Registro de Recalque?

O Registro de Recalque garante o fornecimento da água pressurizada, não compromete a passagem dos pedestres e nem mesmo a fachadas das edificações já que fica instalado abaixo do nível do solo, ou seja, são posicionados em locais planejados sempre com o intuito de facilitar o combate às chamas e proteger as edificações e pessoas.

O que é uma reserva Técnica de incêndio?

Reserva Técnica de incêndio ou RTI precisa ter, ao menos, 20% de volume de água de todo o consumo diário do local. É a primeira ação que precisa ser realizada para combater o fogo. Após esse procedimento, os bombeiros conseguem bombear a água para conter as chamas através do hidrante de recalque.

Quem regulamenta esses procedimentos de combate a incêndios?

É a Norma Regulamentadora nº 23 – NR 23. Ela determina também: Instalação de saída de emergência, quais equipamentos devem ser adquiridos para o combate ao fogo e orienta sobre a realização de treinamentos de prevenção e combate.

Agora que você conheceu um pouco sobre o funcionamento do sistema de hidrantes e do hidrante de recalque percebeu a importância desse equipamento para o controle e extinção de incêndios, certo?

Ele é fundamental para a proteção das edificações e segurança das pessoas também.
Se você achou esse post relevante, compartilhe com outras pessoas para que elas também entendam a importância dos hidrantes em um projeto de segurança contra incêndios.